top of page
Buscar
  • Foto do escritorLiebe Lima

Podcast Prosa Maria, nasceu!

Atualizado: 11 de mar. de 2023


Neste 08 de março de 2023, nasceu o primeiro episódio do PodCast Prosa Maria. Um espaço de voz pautada pelo desejo de exercer a palavra como fato político, revolucionariamente falando da simplicidade da vida, exatamente como ela é pra nós, que estamos aqui, num artefato de existência, sem as medidas inventadas para excluir, gente como a gente! Povo do sertão Matogrossense!


Ai que delícia, usar palavra da fonte e como ela vem cantarolando, sem antes ter que perguntar o que você quer ouvir, o tempo que você dispõe e acima de tudo, sem antes ter que me desinventar, pra você me achar a pessoa certa pra falar, até perder a vontade de tanto esperar e ir me calando sempre!


O Prosa Maria é uma desinvensão do que o mundo diz que precisa comunicar, traz a lacração das desimportâncias para quem se des-envolveu no progresso, perdeu o envolvimento de si, consigo mesmo e só se atenta aos abalos sísmicos das bolsas de valores e às violências replicadas no sem fim da internet.


Valores! Palavra pra pensar!


Paula Vanucci, Liebe e Zé, na primeira viagem de coleta de histórias nos grotão da Chapada dos Guimarães - Comunidade dos Bugres

Dizem que o que fizemos e somos, ficaram num passado distante e a tecnologia tem a vez de tudo e todos, pra dizer o que é de valia. As roças de toco das bananas doces, deram lugar àquele sem fim de roça de soja, que veio derrubando todo pau torto de cerrado que encontrou pela frente e junto com o pau, foi a onça, tatu, tamanduá e todo ser visível. O correntão prometeu que também levaria o mundo de onde vinham as mulas sem cabeça, o saci, o caipora e o pé de garrafa e tudo mais que há de magia e encanto.


Ha pois, a notícia boa é que a magia dos encantados de nossas memórias, das cantorias de mantra da viola de cocho e seus mestres, estão todos amoitados nos grotão da Chapada, naqueles pé de serra onde ainda resistem as macaubeiras, as mirindibas gigantes, o cerrado alto e o cerrado baixo.


Pé de mirindiba gigante na casa do Jucélio - Comunidade Bugres

Eles mandam dizer que estão vivos e resistem, enquanto nos esperam pra dançar, rezar, cantar e comer aqueles comidão de fartura e bolo de milho, até o sol raiar!


Com a força das nossas vozes Marias, por meio da contação de nossas histórias, vamos trazer de volta as ancestralidades do tempo antigo para as bandas de cá e com eles, estaremos nós, com a nossa memória viva, com as alegrias dos festejos de louvação e celebração!


Junho está chegando e seu Tuti e Dona Joana estão se preparando para a festa de Santo Antônio de abalar o sertão!


Vai ser bonito demais!!!








57 visualizações3 comentários

3 коментарі


claudiavanucci
10 бер. 2023 р.

E sigamos ciganeando neste mundão dos grotão, en-cantando na

Вподобати
claudiavanucci
10 бер. 2023 р.
Коментар для:

na

Вподобати

pvanucci
10 бер. 2023 р.

Que texto lindo! Entre cantos, encantos e celebração, desvendam histórias e vidas desse grotão.🥰🤲

Вподобати
bottom of page